BIO

Idealizado e fundado no decorrer do ano de 2001, o ATELIER DE COMPOSIÇÃO é uma associação cultural vocacionada para a divulgação e promoção da música portuguesa contemporânea.

Iniciando as suas actividades com a publicação de livros sobre os compositores portugueses contemporâneos, não limita as suas pretensões à edição, mas também à organização de concertos, de conferências, de encontros com compositores, exposições, entre várias outras acções que se enquadram na sua proposta inicial.

As EDIÇÕES ATELIER DE COMPOSIÇÃO, surgidas da motivação de dar resposta às necessidades sentidas pelos próprios promotores, enquanto leitores e ouvintes interessados pela criação musical portuguesa contemporânea, iniciaram a actividade em 2002, com o primeiro número de uma colecção de monografias dedicada a Compositores Portugueses Contemporâneos. Pretende-se assim abordar a obra daqueles compositores cujo trabalho se afigure de importância fulcral na cultura portuguesa contemporânea, seja pela sua intrínseca qualidade, originalidade e clareza conceptual, seja pelo pensamento estético subjacente.

Editados volumes sobre Cândido Lima, João Pedro Oliveira, Álvaro Salazar e Filipe Pires, estão em produção números sobre a obra de Armando Santiago, Isabel Soveral, Luís Antunes Pena António de Sousa Dias.

Foram igualmente editadas publicações monográficas versando a produção musical de Fernando Lopes Graça e Christopher Bochmann, assim como um trabalho de âmbito mais abrangente – Inquérito a Compositores Portugueses (projecto e coordenação de Ângelo Martingo), que contou com a participação de compositores como Filipe Pires, Cândido Lima, Christopher Bochmann, António Pinho Vargas, João Pedro Oliveira, António Chagas Rosa, Miguel Azguime, Ivan Moody, Paulo Ferreira Lopes e Sérgio Azevedo.

Iniciou-se igualmente a publicação de partituras e registos áudio (CD) dos autores abordados, estando já disponíveis partituras de Álvaro Salazar, Cândido Lima e Virgílio Melo, no prelo estão peças de João Pedro Oliveira (obra encomendada pelo próprio ATELIER DE COMPOSIÇÃO), Luís Antunes Pena e Rui Penha (esta última em solicitação da associação). A nível de registo áudio foram já lançados dois CDs monográficos dedicados a Álvaro Salazar. Na óptica de dar uma imagem fiel e variada dos autores escolhidos, está também prevista a publicação dos escritos teóricos dos compositores.

De complemento à colecção acima citada (v. Compositores Portugueses Contemporâneos), o ATELIER DE COMPOSIÇÃO leva à cena, no espaço Gato Vadio, no Porto, o ciclo – Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos –, onde, em informais encontros, se procura dar pistas sobre “quem são, como pensam a sua música, em que se inspiram para escrever” os nossos compositores de hoje. Foram já presentes nestas sessões Rui Penha, Miguel Azguime, Luís Antunes Pena, António de Sousa Dias, Álvaro Salazar, António Chagas Rosa, Virgílio Melo, Jaime Reis, Isabel Soveral, Clotilde Rosa, Ricardo Ribeiro, Cândido Lima e Armando Santiago. A série de Conversas foi videogravada e será futuramente disponibilizada online, sendo posteriormente alvo de edição em livro com a totalidade das funções.

Com vários projectos em elaboração, está em concretização uma colecção de CDs monográficos acusmáticos – Electrografia –, dedicada à produção electroacústica dos compositores portugueses contemporâneos. A série iniciar-se-á com um trabalho de João Pedro Oliveira (no prelo), seguindo-se (sem ordem pré-definida), números dedicados a autores musicais que, no entender do ATELIER DE COMPOSIÇÃO, se têm demonstrado de inegável importância na área a que concerne. Compositores como Tiago Cutileiro, António de Sousa Dias, Rui Dias, Cândido Lima, Paulo Ferreira-Lopes, Virgílio Melo, João Pais, Luís Antunes Pena ou Jaime Reis, foram já contactados para uma criação sonora, que será documentada em CD e apresentada com uma imagem trabalhada pela dupla visual – lina&nado –, regular colaborador do ATELIER DE COMPOSIÇÃO.

Destinadas a qualquer interessado pela arte portuguesa dos nossos dias, as EDIÇÕES ATELIER DE COMPOSIÇÃO pretendem ser um auxiliar para o conhecimento da música em Portugal, quer para os melómanos esclarecidos, quer para os estudantes do ensino artístico.

Confiando assim contribuir para a promoção do património musical português contemporâneo, tanto na vertente da criação e da interpretação, como da própria reflexão teórica que os trabalhos suscitarão, várias acções são, ainda, realizadas, sejam a organização de concertos, conferências e exposições, assim como o projecto de encomendas de obras a autores cuja linguagem estética e técnica se lhe afigure de perfeita relevância para a musicografia lusa dos nossos tempos.

CONTACTOS:

E. atelierdecomposicao@gmail.com

T. [00.351] 915.240.959

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

_

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s